Resenhas de Livros: Dicionário de Termos Financeiros e Bancários

Clique para adquirir seu exemplar na Disal.

Dicionário de Termos Financeiros e Bancários
Maria Tereza Camargo Biderman, Disal Editora
440 páginas, 2006

A Disal Editora lança o Dicionário de Termos Financeiros e Bancários da Profa. Maria Tereza Camargo Biderman, desenvolvido com apoio de bolsa pesquisa da Fapesp e CNPq. Trata-se de um trabalho sério, criterioso e que não se limita ao usuário do universo de ELT. Tendo trabalhado no mercado internacional e financeiro por mais de 25 anos, acredito ser este um livro fundamental a qualquer profissional inserido no mercado atual, uma vez que neste início de milênio, os efeitos da globalização nos colocam em um processo de aceleração capitalista, e os termos financeiros e bancários tornam-se parte de nosso dia-a-dia.

Na organização deste dicionário, a autora não se preocupa somente com a tradução dos termos para o Inglês, mas também com explicações, por vezes enciclopédicas, mas sempre contextualizadas, oferecendo ao usuário o entendimento de como funciona este mercado e as referências pertinentes de cada assunto. Desta forma, cada verbete deste dicionário está assim organizado: 1º palavra-entrada em português e em negrito; 2º seu equivalente em inglês em itálico; 3º a definição da palavra; 4º outras informações pertinentes, 5º, em alguns dos casos, indicação de sinônimos e/ou antônimos da palavra e por último a lista de remissivas, ou seja, remissão a outros verbetes do dicionário que ajudarão o leitor a compreender melhor o significado da palavra em questão. Há ainda em alguns casos a indicação da legislação pertinente ao conceito e âmbito de significação e uso da palavra-entrada.

Não se trata somente de mais um dicionário, mas principalmente de uma obra capaz de disseminar conhecimento antes restrito a determinadas camadas profissionais e torná-lo acessível a todos. Imprescindível.

Autora da resenha
Sandra Monica Szwarc é diretora da Trends & Business Ltda, representante no Brasil da London Chamber of Commerce & Industry International Qualifications, professora na Pós Graduação Unip-SP e Coordenadora do Curso de Administração da Associação Paulista de Ensino. Trabalhou em empresas como Embraer, Elebra, CITIBANK e Cotia Trading nas áreas de Importação, Exportação e Capital Markets. www.lcci.com.br

Clique para adquirir seu exemplar na Disal.