Dicas: Como melhorar seu inglês

Já estamos em outubro e aposto que ao ouvir as primeiras badaladas do sino do Papai Noel muita gente vai pensar, mesmo que de maneira inconsciente, "No ano que vem vou pegar firme no inglês!", não é mesmo? Não caia na tentação de achar que o ano já acabou! Aproveite o tempo de agora até o fim do carnaval, quando as escolas vão inundar a mídia com suas campanhas publicitárias de volta às aulas, para dar uma melhorada no seu inglês. Não desanime nem deixe que insucessos passados diminuam seu entusiasmo.

Você já tentou fazer regime, estudar uma língua estrangeira, entrar em forma na academia ou guardar dinheiro para fazer uma viagem? O que esses projetos têm em comum além de serem, muitas vezes, motivo de frustração? A meu ver, a falta de planejamento realista costuma ser a causa mais freqüente desses fracassos. Em geral, começamos quaisquer dessas atividades com um entusiasmo impressionante e não nos damos conta de que a expectativa gerada está além de nossa capacidade. Quando não atingimos nas primeiras semanas as metas que nos impusemos, o desânimo toma conta e jogamos a toalha. O que era uma idéia bem intencionada acaba não dando em nada. E o que é pior, você acaba perdendo a confiança em si mesmo para enfrentar novos desafios.

O mesmo princípio pode ser aplicado ao estudo de um idioma estrangeiro. De nada adianta estudar 4 horas por dia no começo do curso e depois só abrir o livro na sala de aula, uma ou duas vezes por semana.

Enfim, há resposta para este dilema? Como em tudo na vida, não há milagres nem soluções mágicas e mirabolantes. Less is more! [Menos é mais!] Defina objetivos compatíveis com seus outros compromissos, pois é muito melhor traçar planos mais modestos e cumpri-los do que querer conquistar o mundo e terminar quebrando a cara. Além disso, quando falamos de aprender uma língua estrangeira, tratamentos de choque não costumam dar bons resultados. O mais importante é manter a regularidade, mesmo que a dose seja, digamos, homeopática. Por exemplo, uma boa pedida é acompanhar diariamente este e outros blogs com dicas de inglês. (Isto está me cheirando a merchan!) Se ainda não o fez, aproveite e inclua o "Tecla SAP" na sua lista de favoritos. (Agora virou merchan descarado mesmo!) Garanto que, de maneira indolor e quase imperceptível, você permanecerá em contato com o idioma e não deixará seu inglês em estado vegetativo durante tanto tempo. Não se esqueça de que há outras atividades que complementam a exposição ao idioma como, por exemplo, aulas regulares, livros, filmes, documentários, revistas, música etc.

Lembre-se sempre da expressão "Slowly but surely" [Devagar se vai ao longe]. Você não vai querer pedir livro de inglês no amigo secreto do Natal de 2008, vai?

Abraços a todos