Pronúncia: "B" mudo

Você sabe o que as palavras “THUMB” (polegar), “BOMB” (bomba), “CLIMB” (subir), “LAMB” (carne de carneiro) e “COMB” (pente) têm em comum? Elas possuem o que poderíamos chamar de “B mudo”. Portanto, diga THUMB /thâm/, BOMB /bóm/, CLIMB /klaim/, LAMB /lém/ e COMB /koum/. Isso fica ainda mais evidente em “BOMBER” /bómer/ (avião bombardeiro) e “CLIMBER” /klaimer/ (alpinista). Tenha cuidado ao unir uma dessas palavras a outra que começa com vogal: por exemplo, na frase “CLIMB A TREE” (subir em um árvore), a pronúncia deve ser /klaimatree/. Existem outros termos que se enquadram nesta mesma categoria, entre eles “DUMB” e “DUMBER”. Justamente por isso, o título em inglês do filme Debi e Lóide (DUMB AND DUMBER) pronuncia-se /dâmandâmer/. Por favor, leia o exemplo a seguir e capriche na pronúncia!

Cf. TOMB RAIDER

  • Dumb And Dumber is an example of how little it takes to make a good comedy, when in the presence of exceptional actors. (Jim Carrey Online)
  • Debi e Lóide é um exemplo de como é fácil fazer uma boa comédia quando se tem atores excepcionais.

Referência: "Dicionário dos Erros Mais Comuns em Inglês" de Ulisses Wehby de Carvalho - Editora Campus/Elsevier, 2005. Leia a resenha.