Muita gente me pergunta o que ganho com a administração de uma comunidade do Orkut com mais de 16 mil membros. A resposta é simples: me divirto muito porque gosto de ajudar as pessoas, divulgo meu trabalho e meus livros e, de quebra, acabo aprendendo também! É claro que gasto tempo precioso porque, afinal de contas, tenho de aprovar membros, expulsar os que chegam só para conturbar, apagar tópicos em desacordo com as regras, esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da comunidade etc. Não consigo, evidentemente, esclarecer todas as dúvidas de inglês que surgem. Primeiro, porque não sou dicionário ambulante nem tenho as respostas para todas as indagações; segundo, porque não posso dispor de muito tempo mesmo. O que mantém o bom andamento da comunidade é um grupo fantástico de pessoas que dedicam parte de seu tempo para esclarecer dúvidas, oferecer sugestões de tradução, dar explicações gramaticais, enfim, procuram colaborar de alguma forma. A troca de experiências e informações é extremamente enriquecedora para todos. Mesmo com muitos anos de experiência que acumulei no estudo da língua inglesa (32, não espalha!), estou sempre aprendendo algo novo.
Por exemplo, outro dia surgiu uma dúvida sobre como dizer "empanar" em inglês. Como eu não sabia a resposta nem sou especialista no assunto, resolvi pesquisar. Consultei o excelente "Not Just Hamburgers!" de Virginia Klie, publicado pela Disal Editora em 2003. Encontrei o que procurava e escrevi a resposta no tópico. Outros membros participaram do diálogo que se seguiu e acabei aprendendo um sinônimo para o mesmo verbo. Ajudei e fui ajudado ao mesmo tempo.
Veja a receita do livro onde encontrei a resposta que procurava. Aliás, fica aqui outra sugestão: o livro da Virginia é um ótimo presente para quem gosta de culinária e está estudando inglês. O livro apresenta cerca de 150 receitas em inglês e em português, de entradas a sobremesas, passando por drinks, pães, saladas, sanduíches etc. A obra conta ainda com um glossário, conversões de medidas e temperaturas, lista de ingredientes e sugestões de substituição para aqueles que não são facilmente encontrados no Brasil etc. O livro é em formato de caderno universitário (22cm X 29cm) e muito bem diagramado. Enfim, um belo presente.
Clique para ver a resenha da obra e para conhecer a comunidade no Orkut. Espero que a leitura destas mensagens sirva para abrir o seu apetite. Não me refiro somente à vontade de comer mas também à disposição de aprender.
Abraços a todos