Por esse motivo, é sempre nessa época que me perguntam: "Qual é a melhor escola de inglês?". Outra pergunta freqüente é: "É melhor estudar em escola ou com professor particular?". Infelizmente, minha resposta é quase sempre evasiva porque desconheço as características de cada consulente: nível de proficiência, idade, perfil sócio-econômico, motivos pelos quais quer aprender inglês etc. Muitas vezes, os pedidos chegam por e-mail e a pessoa nem diz em que cidade mora. Além disso, não podemos deixar de considerar outra alternativa: o autodidatismo. As muitas variáveis fazem com que aluno fique mesmo perdido. Qual é a solução então?

Reproduzo abaixo - com a devida autorização do autor, é claro - o brilhante texto de Ron Martinez: "CLASS OR NO CLASS?" que nos ajuda a esclarecer a questão. Ele será seguido por um teste ("THE IDEAL LEARNING ENVIRONMENT QUIZ") que poderá lhe ajudar a identificar qual é o seu perfil de aluno, ou seja, em que ambiente você terá maior probabilidade de se dar bem no aprendizado da língua inglesa. Leia o texto com atenção, faça o teste e bons estudos! Ah, faltou dizer que freqüentar o blog com regularidade também ajuda bastante!

CLASS OR NO CLASS?

By Ron Martinez

Texto extraído da comunidade "Como dizer tudo em inglês" do Orkut, do tópico "TIP OF THE DAY #24 – Class or no class?". Reprodução autorizada! Ron Martinez é autor de, entre outros, "Como dizer tudo em inglês: Livro de Atividades" da Editora Campus/Elsevier. Leia a resenha.

Many students of English ask me if they think it’s best to have group classes or private classes. The best answer to that question varies from student to student, but I think I can offer some general guidance.

THE GROUP CLASS

Let’s start by describing the perfect candidate for a group class. I think of my brother-in-law, Marcio, as the typical student who benefits the most from being in a classroom with other students. Here’s why:

  • He’s a social person. – He’s one of these guys who is quick to enturmar. He would feel much more stimulated with a group of other students than being locked up in a one-on-one situation with just the teacher. In Multiple Intelligence theory, it could be said that he has Interpersonal intelligence.
  • He doesn’t have any specific learning objectives. – He often says that he just wants to become “more fluent” in general.
  • He’s a “sequential” learner. – He’s a mechanical engineer by education, and always excelled at mathematics. He likes to master one concept or idea before moving onto the next, and likes to know there is a logical progression to things.
  • He’s an “analytic” learner. – He likes and pays attention to detail. He likes figuring out rules and systems. In Multiple Intelligence theory, it would be said that he possesses Logical-Mathematical intelligence.

So a group classroom situation is ideal for him because ...+